Hipertensão arterial
> www.wellion.pt/pt/diabetes/Hipertensao_arterial

Hipertensão arterial


Aumento da pressão sanguinea
A hipertensão arterial inicialmente, ao contrário de outras doenças, não provoca dor nem complicações A maior parte dos doentes hipertensos sentem-se em boa condição fisíca e ativos, não entendendo que possuem uma doença  que requer cuidados e tratamento médico.
 
Hipertensão arterial – o que é?
O músculo do miocárdio na sua contração bombeia  cerca de 70 vezes por minuto, sangue para os vasos sanguíneos dos corpo- a pressão arterial atinge o seu valor mais alto (sistole). No relaxamento do músculo entra sangue para os vasos sanguíneaos, a baixa pressão- a pressão arterial diminui para o valor mais baixo (diástole).
 
Quando se mede a pressão arterial, registam-se dois valores. A pressão arterial transcreve-se como a pressão sistólica seguida de uma barra e, em seguida, a pressão diastólica [por exemplo, 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio)]. Esta medição seria lida como «cento e vinte, oitenta». Os valores da pressão arterial variam durante o dia, de acordo com o esforço realizado durante as várias atividades do dia-a-dia.
 
No entanto, os valores de referência para o doente diabético terão que ser inferiores a 140/90 mmHg.*Valensi, P. et al in Dicionário da Diabetes, p.63, Lusoterapia, Lisboa. A pressão arterial elevada define-se como uma pressão sistólica em repouso superior ou igual a 140 mmHg, uma pressão diastólica em repouso superior ou igual a 90 mmHg, ou a combinação de ambas. Na hipertensão, geralmente, tanto a pressão sistólica como a diastólica estão elevadas.
 
Causas da hipertensao arterial
A hipertensão arterial poderá estar associada a doenças orgânicas como, por exemplo, a doença renal.
 
A hipertensão arterial mais comum, que se designa: “hipertensão essencial ou primária”-  tem várias causas, cujos detalhes  ainda não são completamente conhecidos.
 
A  hipertensão arterial pode ter origem genética, em alguns casos. Outra das causas, muito comum, é o excesso de peso.
 
Outros fatores podem ser o stresse, o tabagismo e o uso excessivo de sal na alimentação.
 
Porque é que a hipertensão arterial é perigosa?
A pressão sanguínea alta danifica o coração e os vasos sanguíneos. O coração tem necessidade de fazer um esforço acrescido para bombear o sangue e pode, por conseguinte, aumentar drasticamente de tamanho, o que leva a um aumento do consumo de oxigénio.
 
O coração necessita de mais energia para bombear e pode, por conseguinte, aumentam dramaticamente em tamanho o que leva a um maior consumo de oxigénio.
 
O tabagismo, valores altos de gordura no sangue e hipertensão arterial são os fatores de risco mais perigosos  para doenças cardiovasculares.
 
Quais são os sintomas da hipertensão?
Muitas pessoas sentem-se bem durante um longo período de tempo e, apesar de hipertensos, sentem-se bem e não têm qualquer sintoma. Outras sofrem de dor de cabeça, tonturas, problemas respiratórios e cansaço. A dor de cabeça é comum na parte da manhã, mas apenas se permanecer por uma ou duas horas. Todos estes sintomas podem ser causados por outros motivos – o controlo regular dos valores da pressão arterial ajuda a esclarecer a situação.
 
Tratamento da hipertensão
A pressão arterial alta apenas pode ser normalizada através de tratamento apropriado. A cooperação entre médico e paciente é essencial.
 
O tratamento tem que ser adaptado às necessidades do paciente. Incluindo formação quanto ao estilo de vida, exercício fisíco, perda de peso e nutrição.
 
A medição da pressão sanguinea

  • O paciente tem que estar sentado por alguns minutos para relaxar.
  • Evitar esforços intensos ou stresse mental
  • Evitar tomar um grande volume de líquidos diretos antes da medição. A bexiga deve estar vazia.
  • Evitar tomar álcool e nicotina, no mínimo, uma hora antes da medição.
  • Tenha em atenção a hora da toma da medicação para baixar a pressão arterial
  • A primeira medição deve ser realizada em ambos os braços. Caso as diferenças sejam muito acentuadas terá que realizar com maior controlo.
  • As medições de controlo devem ser sempre realizadas no braço com a medição da pressão arterial mais elevada - geralmente o braço esquerdo (perto do coração)
  • Espere alguns minutos antes de repetir a medição.


Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.