Causas de mau funcionamento

Causas de mau funcionamento


Enganos na medição dos níveis de glicose no sangue podem levar a resultados errados. Há múltiplas causas para o mau funcionamento do medidor: tiras teste e equipamentos de medição com defeitos, entre outras interferências. 
 
O paciente deve ser ensinado a utilizar os medidores de glicose e as tiras teste, para evitar problemas. Os medidores de glicose são de fácil utilização e a formação é rápida.
 
A realização de testes, com a solução de controlo, garante a qualidade do teste de glicose no sangue. No entanto, não faz sentido realizar um teste com a solução de controlo sempre que se abre um novo frasco de tiras teste, se o medidor caiu ou foi danificado de alguma forma, se os resultados do teste não o satisfazem ou se os resultados são muito diferentes do habitual.
 
Possíveis fontes de erro
A maior parte dos problemas são causados por erros que se cometem durante os procedimentos da medição, raramente são os medidores ou as tiras teste que interferem com os resultados.
 
Tiras teste danificadas
As tiras teste não devem ser expostas à luz solar direta, a humidade extrema, temperaturas excessivamente frias ou quentes e não devem, ser utilizadas depois de expirar o prazo de validade. Este meio de diagnóstico é muito sensível e deve manter-se sempre no frasco original e a tampa hermeticamente fechada, e deverá ser fechada de imediato após ser retirada a tira teste a ser utilizada.
Este meio de diagnóstico é muito sensível e deve manter-se sempre no frasco original e a tampa hermeticamente fechada, assim como a após retirar cada tira a tampa deverá ser fechada de imediato.
 
Medidores danificados
Os medidores de glicose são instrumentos de precisão e devem ser manuseados após a leitura das instruções do fabricante.Verificar se a tira teste está corretamente inserida. E se a bateria tem carga suficiente.
 
Correção por uso indevido

  • A utilização de um novo medidor deve ser ensinada, assim como a recolha da amostra de sangue.
  • Se o local da picada for excessivamente pressionado, a amostra de sangue vem diluida com os liquidos do tecido da pele, que poderá originar resultados errados.
  • Lave as mãos corretamente para evitar contaminar a amostra de sangue com residuos de comida e por razões de higiene.
  • Seque corretamente as mãos para evitar que a água se misture com a amostra de sangue. Não é necessário desinfetar.
  • A quantidade de sangue para amostra deverá ser suficiente para qua a medição da glicose seja realizada com precisão.
  • Não mova a tiras teste durante a medição.
  • Se utiliza um medidor que tem de ser codificado não se esqueça de definir o novo código ao abrir um novo frasco de tiras teste.
  • Calor, luz solar direta, humidade extremamente elevada (vapor de água) e/ou danos causados por calor ou frio extremo no medidor e tiras teste.


Outras interferências
Substâncias do próprio organismo e exteriores (tais como medicamentos com vitamina C, ácido acetilsalicílico, etc.) podem influenciar a precisão do resultado do ensaio. Os valores podem ter um desvio para resultados superiores ou inferiores. Por favor, consulte o Manual de Instruções do medidor e das tiras teste.
 
O resultado do teste pode ser impreciso se tem níveis muito altos ou muito baixos de hematócrito.
 
Após uma intensa perda de água (forte gastroenterite) também poderá obter resultados imprecisos. Todos os resíduos de agentes desinfetantes devem ser completamente eliminados para evitar falsos resultados.
 
Contate a sua equipa médica da diabetes para mais informação.                                    

Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.