Tipos de diabetes
> www.wellion.pt/pt/diabetes/tipos_de_diabetes

Tipos de diabetes


Que tipos existem?
 
Diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 ocorre principalmente na infância ou adolescência. O motivo é a lesão das células produtoras de insulina do pâncreas através de fatores genéticos, infeções virais e outros impactos ainda desconhecidos. Não há qualquer produção de insulina (falta absoluta de insulina) e as injeções diárias de insulina são necessárias para sobreviver. É igualmente importante ter cuidados com alimentação e praticar exercício físico.
 
Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 ocorre principalmente após os 40 anos. Devido a uma mudança do estilo de vida em nações industrializadas (excesso de peso e falta de exercício) a manifestação da diabetes tipo 2 pode afetar pessoas mais jovens (adolescentes). A carga genética e o excesso de peso são os fatores de risco mais importantes. A insulina, que é produzida no corpo diminuiu a atividade nos recetores de insulina (resistency insulina). Isto leva a uma taxa de produção mais elevada de insulina (hiperinsulinemia) que sobrecarrega células beta produtoras de insulina causando prostração antes do tempo (falta relativa de insulina).
 
Síndrome metabólica
A manifestação da diabetes tipo 2 ocorre após uma longa fase de pré-diabético. Muitas vezes verifica-se a chamada síndrome metabólica caracterizada por excesso de peso, gorduras no sangue elevadas, hipertensão e resistência à insulina.
 
Diabetes gestacional
Esta doença metabólica é causada pela redução do efeito da insulina durante a gravidez. O risco é maior para a mulher acima dos 25 anos de idade e com parentes do primeiro grau com diabetes. É de extrema importância manter os níveis de glicose no sangue numa escala apertada para assegurar o normal desenvolvimento da criança. No final da gravidez, os níveis de glicose no sangue voltarão ao normal, mas existe um risco aumentado de desenvolver diabetes de tipo 2 mais tarde.
 
Diabetes secundária
A diabetes secundária pode ser desenvolvida como complicação tardia de doenças graves do pâncreas, doença de várias glândulas (por exemplo, da tiróide), ou de medicação com cortisona.

Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.