O primeiro passo para lidar com animais de estimação com a diabetes é entender a doença. Quanto mais souber sobre a diabetes, mais facilmente conseguirá tomar conta da saúde do seu animal de estimação, juntamente com o seu veterinário. É importante saber que os sintomas de pessoas e animais com a diabetes são semelhantes mas, para a medição de glicose no sangue, vai necessitar de diferentes dispositivos de teste, devidamente calibrados.
6 em cada 500 gatos e 3 em cada 500 cães sofrem da diabetes.
A diabetes pode ser diferente de animal para animal. Por esta razão, é importante reconhecer os sintomas num estado inicial e discutir os resultados com o veterinário. Em caso de suspeita da diabetes, é importante que sejam realizados exames médicos.
Em caso de suspeita de cetoacidose - uma complicação grave da diabetes - o seu veterinário pode verificar a concentração de corpos cetónicos no sangue do seu animal de estimação através do medidor WellionVet BELUA. As medições podem ser realizadas em sangue capilar ou sangue venoso.
Se a diabetes for detetada numa fase inicial, as complicações relacionadas com a saúde a curto e longo prazo podem ser neutralizadas.
Medições regulares de glicose no sangue desempenham um papel importante no sucesso do tratamento de animais com a diabetes. O teste de glicose no sangue deve ser realizado em casa, no meio familiar. Neste caso, o stress é reduzido e o seu veterinário irá receber dados precisos para a adaptação do plano terapêutico da diabetes.
O dispositivo de teste WellionVet BELUA foi desenvolvido especialmente para cães e gatos. Para resultados precisos de glicose e corpos cetónicos no sangue, deverão ser utilizadas tiras teste e chips de código especiais para cada espécie.