Nefropatia diabética (doença renal)

Nefropatia diabética (doença renal)


30 - 40% das pessoas com diabetes desenvolvem durante a sua vida uma nefropatia diabética - uma das mais importantes complicações tardias da diabetes. A razão mais comum para a nefropatia é o mau controlo da diabetes - a situação é a mesma para o tipo 1 e diabetes tipo 2.
 
A nefropatia diabética desenvolve-se ao longo de muito tempo de latência - em média, poderá levar 10 - 15 anos após o primeiro diagnóstico de diabetes até manifestação da doença renal.
 
Exame de urina como prevenção para diálise
O indicador mais precoce de danos nos rins ocorre em microalbuminúria (pequenas partículas de proteína na urina).
 
Devido aos elevados níveis de açúcar no sangue, há uma calcificação dos grandes vasos renais, mas também os pequenos vasos dos rins são danificados. Portanto, o corpo elimina mais proteína na urina - isto pode ser encontrado durante o exame de urina.
 
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado ajudam a prevenir a progressão da doença e aumentar a expectativa de vida.
 
O exame de urina e os limites
A urina espontânea, urina de uma noite ou 24 horas de urina (melhor) é utilizada para a verificação. Por vezes, a relação entre a albumina e creatinina é usada para medir microalbuminurea.
 

  • Um resultado abaixo de 20 mg / l (miligramas por litro) a albumina, é normal.
  • Um resultado de entre 20 e 200 mg / l mostrado início da doença renal (microalbuminurea).
  • Valores acima de 200 mg / l (macroalbuminúria) falam de uma doença avançada renal diabética.


Microalbuminurea é comprovada se existem dois resultados positivos dentro de 2-4 semanas. Os resultados falsos positivos podem ser causados por, por exemplo doenças com febre, infeções do trato urinário, forte hiperglicemia, insuficiência cardíaca ou após esforço físico.
 
 
Uma vez por ano!
Rastreio regular para microalbuminurea e possíveis consequências terapêuticas são importantes para diabetes tipo 1 e tipo 2. A Microalbuminurea desempenha ainda um papel importante para pessoas com diabetes tipo 2, sendo um fator de risco para complicações ateroscleróticas (ataques cardíacos). Nota: Nem toda a excreção de proteína em pessoas com diabetes significa automaticamente nefropatia diabética – uma verificação do tim por mais parâmetros assegura o diagnóstico.
 
 
Controlo de HbA1c
O diagnóstico precoce de uma nefropatia diabética, na fase de microalbuminurea é importante porque, neste momento a progressão da doença pode ser evitada por meio da terapia apropriada.
 
Uma redução de outros fatores de risco como hipertensão, gordura no sangue elevados ou fumar também diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, que são uma das causas mais comuns de morte.
 
Grandes ensaios clínicos (DCCT, UKPDS) provam que uma intensiva terapia de diabetes juntamente com diminuição da HbA1c pode reduzir drasticamente as complicações microvasculares e, portanto, inibir a manifestação ou a progressão de nefropatia diabética. A HbA1c de 7,0-7,5% deve ser o alvo. HbA1c acima de 8,0% vai aumentar drasticamente a taxa de complicações.
 
 
Hipertenção baixa
O segundo "pilar" importante da terapêutica para a prevenção da nefropatia é o controlo da pressão arterial. Diretrizes recomendam para as pessoas com diabetes a pressão arterial abaixo de 130/80mmHg e com macroalbuminurea existente até mesmo abaixo 125/75mmHg. Alguns produtos farmacêuticos (ACE-inibidores, AT1-Receptor-Inibidores) fornecem a redução da pressão arterial e também um efeito protetor para os rins. Às vezes, é obrigado a tomar uma combinação de medicamentos diferentes para atingir a pressão arterial ideal.
 
As pessoas com diabetes com insuficiência renal avançada têm de ser submetidos a diálise num estágio inicial para evitar mais complicações como doenças ateroscleróticas dos vasos sanguíneos e infeções. O transplante da combinação rim-pâncreas pode ser útil para alguns pacientes.
 
 
Como prevenir?
  • Otimização de açúcar no sangue
  • Terapia da hipertensão arterial e gorduras no sangue
  • Nenhuma nicotina
  • Nefropatia existente: verificações e controlos regulares; baixa ingestão de proteínas com o alimento (abaixo de 10% da energia total)


 
Conclusões
Prevenção e diagnóstico precoce de uma lesão renal e a terapia ideal aumentam a qualidade e expectativa de vida significativamente.

Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.