Neuropatia Diabética (doença dos nervos)

Neuropatia diabética


A neuropatia diabética é uma das complicações tardias da diabetes e é composta por diversas disfunções na área da chamada somática do sistema nervoso periférico e / ou do sistema nervoso autónomo. Fatores indutores são depósitos do álcool de glicose (polióis) ao longo das membranas do sistema nervoso, alterações circulatórias no nervo causadas pelo mau funcionamento de pequenos vasos (microangiopatia) são mudanças de fatores de crescimento de nervos.
 
Exames de diagnóstico precisos devem distinguir outros tipos de neuropatia (consumo excessivo de álcool, falta de vitaminas, infeções por vírus, efeito da quimioterapia, exposição a metais pesados, outras doenças metabólicas). Cerca de 30% das pessoas com diabetes do tipo 1 e tipo 2 desenvolvem uma neuropatia diabética. O risco é influenciado pelo controlo metabólico, duração da diabetes, idade do paciente, hipertensão, distúrbios metabólicos de gordura ou mais complicações tardias da diabetes (retinopatia, nefropatia).
 
Após um período de 10 anos com diabetes, cerca de metade de todos os diabéticos apresentam sinais de neuropatia diabética. Por vezes, a neuropatia diabética não revela sintomas (subclínica) ou mesmo múltiplos sintomas. Os principais tipos de neuropatia diabética são a neuropatia periférica  Sensoriomotora periférica e a chamada neuropatia autonómica.
 
Neuropatia sensoriomotora periférica
A neuropatia sensoriomotora periférica leva a distúrbios do sistema nervoso nos membros (80% de todos os casos de neuropatia), que ocorrem de forma tipicamente simétricas (ambos os lados) principalmente, os membros inferiores (pés e pernas). É muito comum que os sintomas progridam dos dedos dos pés ou das mãos à parte inferior da perna ou braço.
 
As pessoas com diabetes que sofrem de neuropatia sentem parestesia (formigamento, dor de queimado, especialmente durante a noite), mas também há uma falha funcional (tato, dor, temperatura, vibração), função desordenada dos nervos que nutrem os músculos dos pés e défice dos  reflexos. A consequência dramática da neuropatia diabética é o Síndrome de Pé Diabético (DFS). As pessoas não estão cientes dos ferimentos devido a perceção reduzida da dor. As infeções podem complicar a situação.
 
As informações correspondentes de diabéticos no contexto de programas de treino, um bom controlo metabólico e exames periódicos pelo médico, podem ajudar muito a prevenir o síndrome do pé diabético e suas complicações.
 
Por meio de testes simples, como o teste do sentido de vibração com o diapasão, a sensação quente-frio e forte/fraco,  o médico pode detetar a disfunção do nervo, mesmo que ainda não sejam reconhecidos sintomas típicos por parte dos pacientes.
 
A neuropatia autonômica
A neuropatia autonômica diabética diz respeito ao chamado sistema nervoso vegetativo e pode conduzir a perturbações funcionais em vários sistemas de órgãos.
 
Estes incluem a consciência reduzida de hipoglicemia devido a um deficit de contra regulação, o infarto do miocárdio silencioso (sem dor), a regulação prejudicada da frequência cardíaca, distúrbios do ritmo cardíaco, a regulação prejudicada da pressão arterial e fluxo sanguíneo, sudorese diminuída (pele seca e propensos a lesões), uma diminuição da função gastrointestinal, a função da bexiga prejudicada e disfunção erétil.
 
Em termos de prevenção e terapia o controlo de glicose no sangue desempenha um papel indispensável. É igualmente importante a normalização da pressão arterial.
 
Outras opções de tratamento estão relacionados com os sintomas da doença (medicamentos analgésicos, incluindo os anti-epilépticos). Alguns estudos indicam uma influência favorável do tratamento com ácido alfa-lipóico.
 
O objetivo mais importante é diagnosticar pacientes em risco em tempo útil, especialmente para evitar a síndrome do pé diabético.

Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.