Síndrome do pé diabético

Síndrome do pé diabético


O Síndrome do Pé Diabético é causada por várias razões.

A causa mais comum é a neuropatia diabética (lesões dos nervos), o que leva a sintomas típicos para as pessoas com diabetes.

A angiopatia provoca danos nos pequenos e grandes vasos sanguíneos.

A OMS define o pé diabético como: "A infeção, ulceração e / ou destruição de tecidos profundos, que está associada a alterações neurológicas e / ou vários graus de doença arterial oclusiva na extremidade inferior."
 
Aproximadamente a cada segundo está um paciente com diabetes em risco de desenvolver uma síndrome do pé diabético e cerca de uma em cada quatro hospitalizações de pacientes com diabetes é causado pelo desconforto nos pés.
 
A diabetes é atualmente a principal causa de amputações que não são devido a acidentes. As pessoas com diabetes são, cerca de, 30 vezes mais propensas a amputações do que os não-diabéticos e uma vez amputado, cerca de metade dos pacientes, são sujeitos a uma segunda amputação num prazo de 5 anos. Por isso, é de extrema importância cuidar da prevenção mas também reagir após a ocorrência dos danos.
 
Neuropatia diabética
Os níveis elevados de glicose no sangue por um longo período de tempo, pode levar a danos nos nervos, especialmente nos pés.
 
Muitas pessoas sofrem de neuropatia sensorial, em que a sensação de toque, dor e temperatura é perturbada ou pode estar completamente ausente. É responsável por distúrbios da sensibilidade nas pernas, por úlceras causadas por pressão, infeções e a maioria das amputações.
 
A neuropatia típica começa nos dedos dos pés e pés com parestesia, com formigueiro ou sensação de queimado e dores que têm de ser tratadas com medicação forte.
 
Muitos pacientes sofrem de angiopatia (danos nos vasos sanguíneos). Estes danos nos vasos sanguíneos provocam sintomas como a doença vascular, gangrena diabética o que complica a cura de feridas e úlceras.
 
Portanto, as pessoas com diabetes devem evitar tudo o que pode levar a danos vasculares: tabagismo, níveis elevados de gordura ou ácido úrico, obesidade e falta de exercício.                                  

Este site contém informações sobre produtos dirigidos a uma ampla gama de visualizações e poderá conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas no seu país. Por favor, esteja ciente de que não assume qualquer responsabilidade pelo acesso a tais informações que podem não cumprir com qualquer processo legal, a regulamentação, o registo ou o uso no seu país de origem.