Diabetes/Tipos de diabetes/

Tipos de diabetes


Que tipos existem?
 
Diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 ocorre principalmente na infância ou adolescência. O motivo é a lesão das células produtoras de insulina do pâncreas através de fatores genéticos, infeções virais e outros impactos ainda desconhecidos. Não há qualquer produção de insulina (falta absoluta de insulina) e as injeções diárias de insulina são necessárias para sobreviver. É igualmente importante ter cuidados com alimentação e praticar exercício físico.
 
Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 ocorre principalmente após os 40 anos. Devido a uma mudança do estilo de vida em nações industrializadas (excesso de peso e falta de exercício) a manifestação da diabetes tipo 2 pode afetar pessoas mais jovens (adolescentes). A carga genética e o excesso de peso são os fatores de risco mais importantes. A insulina, que é produzida no corpo diminuiu a atividade nos recetores de insulina (resistency insulina). Isto leva a uma taxa de produção mais elevada de insulina (hiperinsulinemia) que sobrecarrega células beta produtoras de insulina causando prostração antes do tempo (falta relativa de insulina).
 
Síndrome metabólica
A manifestação da diabetes tipo 2 ocorre após uma longa fase de pré-diabético. Muitas vezes verifica-se a chamada síndrome metabólica caracterizada por excesso de peso, gorduras no sangue elevadas, hipertensão e resistência à insulina.
 
Diabetes gestacional
Esta doença metabólica é causada pela redução do efeito da insulina durante a gravidez. O risco é maior para a mulher acima dos 25 anos de idade e com parentes do primeiro grau com diabetes. É de extrema importância manter os níveis de glicose no sangue numa escala apertada para assegurar o normal desenvolvimento da criança. No final da gravidez, os níveis de glicose no sangue voltarão ao normal, mas existe um risco aumentado de desenvolver diabetes de tipo 2 mais tarde.
 
Diabetes secundária
A diabetes secundária pode ser desenvolvida como complicação tardia de doenças graves do pâncreas, doença de várias glândulas (por exemplo, da tiróide), ou de medicação com cortisona.

www.wellion.pt/pt/diabetes/tipos_de_diabetes/